segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1.ª Tertúlia dos Bons Leitores



Como previsto, no dia 23 Novembro realizou-se a primeira sessão da Tertúlia dos Bons Leitores, com discussão à volta das aventuras do Geronimo Stilton. Foi convidada a turma do 6º D, com a professora Sara Branco, e no total estiveram cerca de trinta participantes, muito dinâmicos, entusiasmados e divertidos.

A estagiária Ana Rita e o grupo organizador lançaram alguns tópicos de debate e o grupo respondeu efusivamente. Foram recordadas algumas aventuras mais hilariantes, situações curiosas e personagens preferidas. Entre os presentes, havia os indiferentes e os defensores acérrimos da colecção. Estes últimos elogiaram muito o autor e manifestaram o seu desejo de que a série continue até “ao infinito”. No final, os organizadores receberam elogios pela iniciativa. Parabéns! Foi um sucesso!

A próxima sessão será dia 16 de Dezembro, à hora de almoço, sobre a colecção "Uma Aventura” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Encontro com a escritora Regina Gouveia

No passado dia 27 de Outubro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal convidou os alunos e professores da EB1 de Alportel para um encontro surpreendente com a autora de livros de poesia infantil, Regina Gouveia, que terminou com um saboroso piquenique, com sobremesas deliciosas, muitas histórias, experiências fantásticas e desafios misteriosos...

Podes ver aqui uma reportagem sobre esta actividade.
Podes também ver o powerpoint criado sobre esta iniciativa
Deixa o teu comentário.

domingo, 14 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Para ti que és fan do Harry Potter e conheces as suas sete aventuras, não podes perder o filme que se estreia no próximo dia 18 de Novembro.
Aqui te deixamos um convite..


Encontras os livros do Harry Potter na tua Biblioteca.
Podes também ler o  Bibliodesafio sobre os livros da saga Harry Potter aqui.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia de São Martinho - 11 de Novembro

Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.

Podes ver em aqui um trabalho realizado por colegas teus da EB1 de Lameiras sobre esta lenda.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Qual é o teu talento?


E tu, já descobriste o teu talento?
Procura-o bem! Quando o encontares, verás como ele transforma a tua vida por completo...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Monitores da Biblioteca


No dia 27 de Outubro de 2010 iniciou-se a actividade “Monitores da Biblioteca”, que se desenvolveu nas escolas EB1, nº 2; EB1/JI e na EB 2, 3 Poeta Bernardo Passos.
Esta actividade irá decorrer durante todo o ano lectivo e tem como objectivos desenvolver o espírito de entreajuda, estimular o sentido de responsabilidade e autonomia dos alunos.
Na Biblioteca da Escola Poeta Bernardo Passos esta iniciativa realizou-se de forma bastante positiva, pois os alunos que participaram mostraram-se bastante interessados e motivados em colaborar com a equipa da biblioteca.
Numa primeira parte foi feita uma sessão de esclarecimento sobre quais as funções dos monitores, tendo sido entregue a cada monitor um folheto informativo e um cartão de identificação. Posteriormente foram feitas algumas perguntas sobre a biblioteca escolar e proposto um desafio que consistia em encontrar diversos livros pela BE.
No final, foram entregues marcadores de livros aos alunos participantes como forma de agradecimento pela disponibilidade e boa vontade que revelaram.

Esta actividade foi dinamizada pela Técnica Superior de Educação - Estagiária, Ana Rita Ribeiro.