quinta-feira, 31 de março de 2011

Concurso Nacional de Leitura - provas distritais

É já no próximo dia 5 de Abril que se realizarão, na Biblioteca Municipal de Faro, as provas distritais do Concurso Nacional de Leitura. Votos de muito sucesso a todos os participantes!

terça-feira, 29 de março de 2011

A Poesia está na escola... e em toda a parte


Hoje, o músico e poeta Afonso Dias esteve presente na EB Poeta Bernardo Passos para a dinamização de duas sessões de poesia, às quais assistiram várias turmas do 2º ciclo. O artista contou histórias, disse alguns poemas, cantou outros e interagiu com os alunos, transmitindo-lhes a beleza e a magia da poesia.


No final, os sorrisos e as expressões de satisfação foram evidentes e até houve "sessão de autógrafos" e muitas perguntas ...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Turmas Amigas

As "turmas amigas" - uma do 1º ciclo e outra do pré-escolar - também participaram na Semana da Leitura, através do conto "A árvore generosa". A história foi contada no jardim, debaixo de uma árvore, tendo proporcionado um momento diferente e bastante enriquecedor a todos os participantes. Os alunos, em especial, tiveram a oportunidade de contactar não só com a leitura, mas também com a natureza. Esta actividade mereceu a presença da Coordenadora inter-concelhia das bibliotecas escolares de São Brás de Alportel.






Árvore dos Livros Mais Lidos da BE

A Árvore dos Livros mais Lidos da BE engloba todos os livros mais requisitados pelos alunos da Biblioteca da Escola Básica 2, 3 Poeta Bernardo Passos, desde o início do ano lectivo até ao momento. O grande destaque vai para os livros do Geronimo Stilton, pois têm sido os mais requisitados pelos leitores ao longo do ano. Esta árvore tem estado a motivar os alunos a lerem os livros que estão no top e que ainda não foram lidos por si e, simultaneamente, trocam ideias sobre o que se passa nas histórias que conhecem.

Intercâmbio de Leituras

Ao longo da Semana da Leitura, realizou-se um Intercâmbio de Leituras entre os alunos das bibliotecas do 1º ciclo, com os dos 2º, 3º ciclos. Os alunos dos 2º e 3º ciclos partilharam com os colegas mais novos leituras relacionadas com a Primavera e com o Dia da Poesia. Todos adoraram a experiência e ficaram ansiosos por ter outra oportunidade semelhante.
Alunos do 1º Ciclo
Alunos dos 2º e 3º Ciclos & alunos do 1º Ciclo

quinta-feira, 24 de março de 2011

Leituras Partilhadas II



Na tarde do dia 22, nova sessão de "Leituras Partilhadas". Agora, foi a vez do professor António Santos apresentar Como Arrefecer o Planeta, de João Lin Yun, um livro que aborda de forma muito clara e prática questões relacionadas com a sustentabilidade e preservação da Terra.

Mais uma partilha interessante e importante, integrada na Semana da Leitura!
















quarta-feira, 23 de março de 2011

Leituras Partilhadas I




No âmbito da Semana da Leitura, aconteceu mais uma sessão de "Leituras Partilhadas". Desta vez, as turmas envolvidas foram o 11º B e o 11º C. Tivemos quatro excelentes comunicadores que partilharam com colegas e professores as seguintes leituras:

  • Louco por saias, John Ramster, por Laura Dorsh
  • O Evangelho Segundo Jesus Cristo, J. Saramago, por Filipe Brás
  • O Espírito do Amor, Ben Sherwood, por Rute Rosa
  • Procuro-te, Lesley Pearse, por Catarina Veríssimo

Tertúlia dos Bons Leitores - 5ª Sessão



A Tertúlia dos Bons Leitores realizou-se inserida na Semana da Leitura. Desta vez, centrou-se na obra da escritora Luísa Ducla Soares. Foi, como habitualmente, um momento de excelente partilha de ideias sobre as leituras da autora seleccionada.
O Tomás e o Lukas, dois participantes habituais, surpreenderam-nos com um Power-Point de apresentação da autora e sua obra! Que óptima ideia!
A próxima sessão da Tertúlia será sobre a colecção "O Bando dos Quatro", de João Aguiar...

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia - Secundário

Maratona de Poesia

Na Escola José Belchior Viegas assinalou-se o dia com uma Maratona de Poesia.
Alunos de várias turmas disseram poemas, escolhidos por si, na Biblioteca Escolar. Até tivemos a surpresa da visita dos trovadores da Biblioteca Municipal. Muito bom!

Dia Mundial da Poesia - 2º, 3º Ciclo

Na BE da EB Poeta Bernardo Passos, fez-se a recolha de poesias sugeridas pelos alunos. Depois, esses poemas perfumaram a nossa árvore, que nesse dia floresceu.
















Dia da Poesia - 1º Ciclo

As Bibliotecas do 1º Ciclo comemoraram o Dia da Poesia com recolha de poemas e elaboaração de uma Árvore da Poesia.













segunda-feira, 21 de março de 2011

Primavera

Para celebrar a Primavera, que hoje chega, e o Dia Mundial da Poesia...


Glória

Depois do Inverno, morte figurada,

A Primavera, uma assunção de flores.

A vida

Renascida

E celebrada

Num festival de pétalas e cores.

Miguel Torga

quarta-feira, 16 de março de 2011

Festival Biblio Filmes





A Biblioteca Escolar e o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAFF) num trabalho em parceria lançam um desafio a todos os alunos da Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos.
Queres participar no Concurso de Vídeos - BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção?
O
BiblioFilmes Festival é um concurso de cinema para filmes e vídeos que sejam inspirados ou baseados em livros, bibliotecas, literatura, personagens literárias, géneros literários, títulos/situações/citações/aventuras/relações descritas em livros ou na promoção da leitura.
Para participar é preciso que Alunos e/ou Professores demonstrem que são "amadores" da Biblioteca e façam um "filme" (em vídeo ou telemóvel) de 30 segundos a 3,14 minutos, em que contem a sua história e provem o quanto gostam da sua Biblioteca.


Datas a cumprir: Realização e envio dos filmes até 15 de Abril de 2011.
Período de votações: até 23 de Abril de 2011 (Dia Mundial do Livro), data em que serão anunciados os vencedores.


terça-feira, 15 de março de 2011

Semana da Leitura 2011


"A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.
Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição centra-se na relação LEITURA - ENERGIA - FLORESTA."
As Bibliotecas do Agrupamento José Belchior Viegas vão dinamizar várias actividades entre os dias 21 (Dia Mundial da Poesia) e o dia 24 de Março:
  • "Maratona de Poesia",
  • "Árvores que gostam de ouvir Histórias",
  • "A Minha história...",
  • "Intercâmbio de Leituras",
  • "Leituras Partilhadas",
  • "Árvores de Livros"

"Pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" Malba Tahan

sexta-feira, 4 de março de 2011

O espírito carnavalesco chegou à EB1, nº2


Os alunos da EB1, nº2 decoraram toda a biblioteca com enfeites alusivos ao Carnaval. Pintaram palhações, criaram máscaras e penduraram serpentinas no tecto.

*Bom Carnaval*