quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Halloween... O Dia das Bruxas

 
Sabias que este dia é, sobretudo, uma comemoração dos países anglo-saxónicos (EUA, Canadá, Irlanda e ReinoUnido)?

A origem da festa, remonta ao festival celta Samhaim, que marcava o final do Verão e o início do Inverno frio e escuro... Reza a lenda que neste dia a barreira entre os vivos e os mortos ficava vulnerável e os fantasmas regressavam...

Este dia também é chamado de Dia de Todos os Santos (All hallows day, em inglês) e acredita-se que tenha sido esta a origem do tão conhecido Halloween!

O Halloween de hoje é uma mescla de tradições...

Em portugal celebramos o Dia de Todos os Santos no 1 de Novembro, visitando os nossos entes queridos... Nas aldeias, as crianças batem porta a porta para pedir "Pão de Deus", e chegam a casa com os sacos cheios de maçãs, chocolates, castanhas ou rebuçados! Para as crianças este é um verdadeiro dia de festa!

Mas é na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro que se dão as verdadeiras comemorações... Começou por ser celebrado apenas nos Estados Unidos, sendo agora festejado um pouco por todo o mundo! As crianças mascaram-se de esqueletos, fantasmas, bruxas e vampiros e andam de porta em porta de vizinhos ou amigos gritando a pergunta que marca a noite: "Doçura ou travessura?" Em troca levam doces ou fruta, em caso contrário, fazem partidas!

A abóbora é o símbolo desta noite misteriosa... Para além de transformar e decorar o ambiente desta noite festiva, é um fruto muito rico em potássio, vitamina C e betacarotenos. A desculpa perfeita para comemorar à mesa com a família e os amigos!

Pingo Doce "Sabores Mediterrânicos", n.º 60

Sem comentários:

Enviar um comentário