quinta-feira, 26 de maio de 2011

Feira do Livro 2011


Aproxima-se mais uma Feira do Livro do Concelho de S. Brás, este ano a decorrer entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho, no espaço do Jardim da Verbena e exterior do Centro de Artes e Ofícios.
A 1 de Junho, dia do Município, assinala-se o 10º aniversário da Biblioteca Municipal, pelo que a organização considerou conveniente fazer coincidir este evento com tal data, assim como com a IX Maratona de Contos "As histórias são como as Cerejas".
Ao longo de quatro dias, haverá um programa diversificado que conta com a participação de todos os alunos das escolas do concelho:
  • Lançamento de livros;
  • Teatro e poesia;
  • Maratona de Contos;
  • Ciência e robótica;
  • Pinturas faciais;
  • Quiosque dos sabores

e... MUITOS LIVROS a preços convidativos!!!

Não faltes!


Mais informações sobre a Feira do Livro, aqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura - Semi-Final

No passado sábado, dia 14, decorreram em Lisboa, no estúdio Nova Imagem, as provas semi-finais para o Concurso Nacional de Leitura.
A Inês Gomes, aluna do 8º ano da Escola Poeta Bernardo Passos, foi uma das duas representantes do 3º Ciclo pelo distrito de Faro.
A sua prestação foi excelente!


A Inês Gomes! As duas representantes do 3º Ciclo por Faro.

Na parte da manhã, os 36 representantes distritais resolveram a prova escrita, para apurar 12 elementos para a prova oral.
A nossa Inês foi uma das seleccionadas!
À tarde, 12 alunos do 3º Ciclo e 12 do secundário fizeram uma exposição oral, perante o público e o júri, de uma das obras lidas. Foram, então, escolhidos 6 alunos de cada nível de ensino para gravar, no próximo dia 21 de Maio, o programa "Quem quer ser Milionário Especial Ler+".


A prova oral da Inês

A Inês ficou por aqui, mas o seu desempenho foi brilhante e encheu-nos de orgulho!
Muitos parabéns!!!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura - Fase Nacional


Iniciam-se no próximo dia 14 de Maio (sábado), as provas para a última fase do Concurso Nacional de Leitura, nas quais irá participar a Inês Gomes, aluna da Escola Poeta Bernardo Passos, em representação do terceiro Ciclo, pelo Distrito de Faro, juntamente com a Inês Vaz, da Escola José Neves Júnior.

As provas Semifinal e Final nacionais do Concurso Nacional de Leitura Ler+ obedecem este ano a um novo formato: Quem quer ser Milionário Especial Ler+, cujas provas serão realizadas em duas fases, com a seguinte calendarização:

SEMI-FINAL – 14 de MAIO
FINAL – 21 de MAIO

No caso da Semifinal, as provas serão baseadas em duas obras para o 3º ciclo e duas para o Ensino Secundário.

Os livros propostos ao 3º ciclo são estes:


Para a Final haverá ainda mais uma obra destinada a cada nível educativo, que será indicada aquando da divulgação dos resultados da prova semi-final.


Força, Inês! Boa Sorte!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

9 de Maio: Dia da Europa

Ontem comemorou-se o Dia da Europa e as Bibliotecas das Escolas do Agrupamento José Belchior Viegas não deixaram de assinalar a ocasião.
Nas Bibliotecas do 1º Ciclo colaram-se bandeiras com informação relativa aos países (território, população, língua e clima) no verso. Todas as bandeiras foram pintadas pelos alunos que efectuaram também a pesquisa necessária.
Nas Bibliotecas das Escolas Poeta Bernardo Passos e José Belchior Viegas fez-se uma exposição, em colaboração com o Grupo de Economia e Contabilidade. Na escola secundária, houve ainda um grupo de mimos que animou o evento.

Para saber mais sobre o Dia da Europa:

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
in http://europa.eu/abc/symbols/9-may/index_pt.htm


sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Conheço um escritor" - Luisa Ducla Soares


A participação dos alunos do 5º A e do 6º D na iniciativa "Conheço um escritor" continua a ser um sucesso!
Para a revista de Maio, a autora em destaque foi Luisa Ducla Soares e, mais uma vez, foram escolhidas muitas das questões dos nossos alunos.

Contudo, a emoção maior foi para a Carolina Cruz, que teve o privilégio de visitar a escritora na sua residência, conhecê-la melhor e participar na entrevista!


Pode saber de tudo, aqui!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tertúlia dos Bons Leitores



Tudo a postos para mais uma tertúlia???

A 6ª sessão da Tertúlia dos Bons Leitores terá como tema a colecção do "Bando dos Quatro" de João Aguiar e realizar-se-á na próxima terça-feira, dia 10 de Maio de 2011, entre as 12.50h e as 14.00h.

Traz as aventuras do "Bando dos Quatro" que mais gostaste na ponta da língua para partilhares com os teus colegas e prepara-te para os desafios que te vão ser propostos.

Aparece e participa!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Texto de alunas do 1º Ciclo

A Vera Machado e a Carolina Rocha escreveram-nos dois textos muito imaginativos!


Se eu fosse um bicharoco...
Se eu fosse um caracol
Andava devagarinho
Ou então tirava a carta
E comprava um carrinho!

Se eu fosse um macaco
Fazia grandes macacadas
Comprava um telemóvel
E fazia "bué" chamadas!

Se eu fosse uma baleia
Fazia uma grande dieta
Nadavava toda a velocidade
E andava de biblicleta!

Se eu fosse uma galinha

Dançava na capoeira

E para ficar bonita

Ia sempre à cabeleireira!


Se eu fosse uma gaivota

Voava pelo ar

Morava perto da lua

E aprendia a dançar!


Vera Machado 4º Ano


Se eu fosse um cavalo selvagem
Se eu fosse um cavalo selvagem, seria preto da raça Frísio. Galopava no meu prado com a minha enorme manada de cavalos pretos. Seria macho e o meu nome Diablo. Seria mesmo muito selvagem, ninguém me conseguiria domar, só uma pessoa que eu gostasse mesmo. Às vezes iria galopar à beira-mar e correria livremente pela areia.

Carolina Rocha - 4º Ano

domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe


Mãe!

Vem ouvir a minha cabeça contar histórias ricas que ainda não viajei! Traze tinta encarnada para escrever estas coisas! Tinta cor de sangue, sangue verdadeiro, encarnado!
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Eu ainda não fiz viagens e a minha cabeça não se lembra senão de viagens! Eu vou viajar. Tenho sede! Eu prometo saber viajar.

Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um. Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa. Depois venho sentar-me ao teu lado. Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens, aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei, escritas ambas com as mesmas palavras.

Mãe! ata as tuas mãos às minhas e dá um nó cego muito apertado! Eu quero ser qualquer coisa da nossa casa. Como a mesa. Eu também quero ter um feitio que sirva exactamente para a nossa casa, como a mesa.

Mãe! passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!

Poema de Almada Negreiros (1893-1970)

in Rosa do Mundo 2001 Poemas para o Futuro, Assírio & Alvim, pág. 1337.