sexta-feira, 1 de abril de 2011

História Partilhada

As turmas do 1º Ciclo da EB1/JI, em parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito do ano Internacional das Florestas, inventaram a história “ A Árvore que adorava ouvir Histórias”. As turmas do 2º, 3º e 4º anos escreveram a história, e a turma do 1º ano fez a respectiva ilustração.



“A Árvore que adorava ouvir Histórias”


Biblioteca Escolar EB1/JI

Numa densa floresta da Historiolândia, havia uma árvore muito especial que estava muito triste. Um dia, passeava por ali um menino que reparou naquela árvore alta, com tronco muito grosso e oco e folhas, que em vez de estarem verdinhas estavam castanhas, pretas e roxas.

Como já era Primavera, o menino estranhou as cores das folhas daquela árvore e perguntou-lhe:


- Por que razão és diferente das outras árvores? As tuas folhas não estão verdes! – exclamou o menino.


- Estou triste, mas ainda não percebi porquê – respondeu a árvore.




O menino pensou, pensou e pensou… Até que teve uma ideia e começou a brincar com ela. A brincadeira não resultou. Então o menino cantou. E nada! Tentou, tentou tudo o que se lembrava, mas a árvore continuava triste. O menino começou a ficar cansado, encostou-se ao tronco da árvore, tirou um livro da mochila e começou a ler.


Turma 30 2º/3º Anos



Como era costume o Afonso lia as histórias em voz alta, pois dessa forma ele vivia intensamente as aventuras de que tanto gostava. Mal pronunciou as primeiras palavras, começou a ouvir uns leves ruídos vindos da copa daquela misteriosa árvore.



Curioso como era, Afonso trepou imediatamente pela árvore, julgando tratar-se de um esquilo. Desiludido, desceu e continuou a sua leitura. Passados alguns instantes, voltou a sentir que algo estranho se passava e, um pouco assustado, olhou à sua volta mas nada viu. Resolveu, então, pegar na sua bicicleta e dirigiu-se a casa, pois aproximava-se a hora do lanche e aquele mistério parecia difícil de desvendar sem a ajuda dos seus amigos.


Turma 33 – 4º




Quando o Afonso chegou a casa, convidou os amigos para o lanche e contou-lhes o que tinha acontecido. Eles ficaram admirados, curiosos e cheios de vontade de descobrir aquele mistério Então, o Luís teve uma ideia:



- Encontramo-nos amanhã depois das aulas, no parque, para irmos à floresta.


- Boa ideia! - exclamou o Rafael. No dia seguinte, depois das aulas, encontraram-se no lugar combinado e foram para a floresta. Aí, o Afonso levou os seus amigos até à árvore misteriosa. Quando lá chegaram, observaram-na bem e ficaram em silêncio para tentar ouvir os ruídos estranhos de que lhes tinha falado o Afonso. Mas não ouviram nada. - Quando é que ouviste os barulhos estranhos? – perguntou a Sara ao Afonso. - Quando estava a ler uma história em voz alta. Então o Rafael sugeriu:

- Afonso, tu vais ler uma história e nós ficamos a observar a árvore.



Turma 31 – 4º Ano




Afonso começou a ler o livro “A Floresta” enquanto os colegas observavam, por grupos, partes da árvore. Olhavam atentamente, mas nenhum sinal, pois o Afonso estava a ler com muita ansiedade! Um colega interrogou-o: - Porque lês tão apressadamente? Certamente a árvore, que gosta tanto de te ouvir ler, assim não consegue entender. Afonso concordou com os colegas e recomeçou a ler a história com muito encanto. A sua expressividade era magnífica! De repente, todos começaram a ouvir um belo som vindo da copa da árvore. Os seus ramos bailavam lentamente ao ritmo que Afonso lia a sua história. A árvore gostou tanto de ouvir ler a parte dos campos verdejantes que, pouco a pouco, as suas folhas começaram a ficar verdes. Ainda Afonso não tinha acabado de ler o livro, já a árvore estava transformada na mais resplandecente árvore da floresta da Historiolândia.

Turma 32 – 4º Ano




Ilustrações da turma do 1º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário